terça-feira, 29 de novembro de 2011

" Pinóquio " O Filme além da mentira

Ontem a noite eu assisti ao filme " Pinóquio "; bem , a princípio estava um pouco desanimada, pois quando eu fui ver o tempo que iria demorar, quase desisti ( 2:48h ).
Já conheço a história de Pinóquio desde meus tempos de infância, e quando se pensa nessa história, automáticamente lembramos de um rapaz feito de madeira, que ganha vida, e que tem um péssimo defeito : a mentira, que por consequência faz com que seu pequenino nariz se torne cada vez maior,  cada vez que ele a pratica.
Mas, acredita que nesse filme de quase três horas, somente numa cena o nariz dele cresce, devido a prática da mentira?
A principal meta do autor, é focar as consequências da desobediência de Pinóquio. No decorrer do filme, ele se depara com várias situações onde utiliza o seu livre arbítrio para escolher entre obedecer ou fazer a própria vontade, e a cada decisão errada que toma, sofre as consequências do teu ato, da pior forma possível. Para orientá-lo, tinha um pai que o amava mais do que tudo, tinha a Fada Azul que o guardava, para que não lhe acontecesse algo mal, e por fim tinha o Grilo Falante que sempre tentava chamá-lo a razão, lhe mostrando que o caminho escolhido não era o melhor, e que era melhor optar pelo outro caminho, por obedecer, enfim, tudo em vão, pois ele nunca ouvia ninguém.
Bem , outro detalhe que me chamou a atenção era que ele era um menino normal , mas seu coração era de madeira e não batia, e só poderia ser um menino de verdade, quando seu coração por fim batesse e se transformasse num coração de carne.
Ainda outra coisa, por várias vezes a Fada Azul o livrou das mãos de todos os que lhe queriam mal, e seu pai? Nem sei o que falar dele, tamanho era o amor que Gepeto ( esse era o nome dele, você já ouviu por aí com certeza) tinha por Pinóquio, era capaz de atravessar o aceano num barquinho para encontrá-lo, verndeu seu casaco, o único, para lhe comprar a cartinha escolar, ficou com fome para que ele comesse, foi preso em seu lugar, enfim.
Já na parte final do filme, depois de muito sofrer, finalmente Pinóquio decide mudar, mas nesse momento já não tem a Fada Azul e nem o pai, mas somente o Grilo Falante, que com sua sabedoria e amor, sempre esteve ali ao seu lado lhe exortando, lhe chamando a razão. Foi difícil, mas ele optou por voltar para o pai, o preço da desobediência quase lhe custou a sua vida, mas a partir do momento que ouve uma decisão de mudar, mesmo havendo lutas, ele venceu a todas, e conquistou o maior prêmio: recebeu um novo coração, de carne, e aprendeu o valor do amor.
Agora, vamos trocar apenas o nome dos personagens e vê se você reconhece essa história também muito conhecida ok? Em vez de Gepeto, vamos lhe chamar Deus, a Fada Azul poderemos chamar-lhe anjo e finalmente ao Grilo Falante daremos o nome de Espírito Santo. Agora leia novamente o post nessa nova perspectiva e deixe Deus falar contigo, pois pra mim foi uma experiência incrível.
Deus abençõe.

2 comentários: